Tony Carreira - sucesso puro ou plágio?

Há um tempo atrás, ouvi uma notícia que dava conta de acusações que caíram sobre o Tony Carreira, de que o mesmo era suspeito de ter plagiado alguns temas de cantores estrangeiros, tornando-os assim em enormes sucessos seus com os consequentes discos de platina e dinheiro de venda de discos, concertos e a popularidade!

Numa primeira instância, e até porque desconhecia tais acusações, resolvi pesquisar e ao que parece tudo começou quando dois blogues portugueses compararam alguns dos greatest hits do cantor com canções que existiam já há muito tempo através do YouTube.
Entretanto, a notícia foi avançada pelo Diário de Notícias, referindo que a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) havia recebido várias queixas de cooperadores dando conta desses mesmos plágios!
Ao que parece os caso mais evidente será o grande êxito "Depois de ti mais nada" (que pelos vistos foi gravado pelo cantor português em 1999), mas que originalmente já teria sido gravado e popularizado por um artista mexicano de seu nome Christian Castro desde 1997.
Tal acusação de plágio terá sido igualmente reportada para músicas como "Ai Destino, Ai Destino", "Leva-me ao céu" ou "Eras tu"!

Quanto ao artista em si, apesar de não o admirar particularmente até porque o estilo de música que o mesmo canta não me agrada, não tenho nada contra ele, aliás, acho que um Português conseguir o sucesso que ele alcançou por cá e no estrangeiro é admirável, mas no fundo acho que todos aqueles que o seguem fielmente, que compram os seus cds, que vão aos concertos, que o veneram como artista e como homem se devem sentir no mínimo incomodados com toda esta questão.
Imagino o que sentem aquelas senhoras que gritam malucas por ele agarradas ao peluche, a dizer "Tonê faz-me um filho", a atirar os soutiens e as cuecas para o palco (desta parte eu tenho penha do Sr. Tony Carreira que algumas dessas peças de lingerie devem mandar um cheirinho) quando descobrem que afinal é tudo copiado!

Eu ainda gostava de saber quem é que o Zé Cabra plagiou para obter aqueles sucessos, se foi numa cabra lá da aldeia dele ou se nalgum bode estrangeiro.

Pesquisando no YouTube, descobri alguns vídeos comprometedores para o Sr. Tony Carreira, mas para que possam tirar as vossas conclusões aqui vos deixo os mesmos.









Abraço!

Nuno Gorby ®

32 comentários:

baco_3 disse...

Não culpes o grande Tony vá lá... até porque te deixo aqui umas banditas que gostam de plagiar como por exemplo os Perfume com o Rui Veloso, os sobremesa e se pesquisares os perfume no Youtube tambem vais ter surpresas agradáveis.TONY!!!!!TONY!!!!!!TONY!!!!!!!

baco_3 disse...

então ninguem comenta o grande Tony

baco_3 disse...

TONY!!!!!!!!!!!!!!!!

baco_3 disse...

TONY!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

baco_3 disse...

TONY dá-me a tua camisola

baco_3 disse...

quando o gorby vier do almoço vai ficar parvo com a quantidade de comnetários que deixei aqui...

baco_3 disse...

prontos confesso... fui á gaveta do jony ;)

baco_3 disse...

Plagia isto meu sacana:

baco_3 disse...

estava a c*g*r de joelhos
pra não sujar a casaca
mas com a força do vento
bati com os col**es na caca

baco_3 disse...

aqui vai o 10º comentário!!!!!!!!!!!!

baco_3 disse...

bem...já chega FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

baco_3 disse...

sim

baco_3 disse...

efectivamente

baco_3 disse...

tinha mais

baco_3 disse...

comentários

baco_3 disse...

mas agora

baco_3 disse...

és tu

JMagalha disse...

O Baco_3 anda a fumar da ganza do jony só pode!

jony disse...

Possa ...

jony disse...

mas

jony disse...

onde

jony disse...

foram

jony disse...

buscar

jony disse...

os

jony disse...

charros

jony disse...

meus

jony disse...

não

jony disse...

foram

jony disse...

A
f
i
n
a
l

n
ã
o

t
e
n
h
o

b
r
a
c
i
n
h
o
s

jony disse...

s
u
a
s

d
o
i
d
a
s

jony disse...

e

b
i
b
a

o

T
O
N
Y
S

Anónimo disse...

Boas.
É só para dizer que o Toni é lagarto
Z5