Alcunhas

Tema de hoje, alcunhas!!!

Comecei este dia 17.03.09 indeciso relativamente à actualização do meu blog, balançando-me na dúvida de pensar se hoje era dia de pôr a boca no trombone (diga-se dizer umas verdades e não por a boca em lado nenhum) pois vontade não me falta ou se era dia de escrever um texto mais descontraído.... optei pelo lado mais soft que raivas e tristezas não pagam dívidas! Mas aiiiii se eu pusesse a boca no trombone (já disse que significa dizer umas verdades para uns seres mais desatentos) tinha tanto, mas tanto, tanto, tanto para dizer....
Mas não, hoje não....apetece-me ter um dia à Paulo Bento (meu guru), ou seja, passar o dia com Tranquilidade!
Pois bem, pronto a começar segunda paragem para pensar acerca do tema que iria dissertar hoje (também sei esta palavra cara, ó sapatilhas) mas estando eu indeciso sobre meia dúzia deles eis que me chega por aqui uma alminha de quem apelidei de Pinga Amor (apesar de não querer revelar quem é, o Apelido é Ernesto e é da Doméstica). Pois é, esta tal pessoa que certamente vocês nem sequer desconfiam quem seja foi por mim assim apelidada pelas suas diversas insistências, tentativas, missões de charme que espalha por esta empresa a todas as mulheres, e como tal... Pinga Amor, é amor para todo o lado! E é assim que funciona, por uma razão ou por outra todos nós tivemos, temos ou teremos um dia a nossa alcunha, é ou não é verdade?
Eu tenho alcunha e não a escondo, GORBY, aliás hoje em dia são mais os que me conhecem por este nome do que aqueles que me tratam por Nuno (até existem alguns que nem sabem esse ser o meu nome), sem problema, desde puto que sou Gorby e Gorby hei-de ficar para sempre! Tive outras (o gordo, o bucha, o Silva) mas Gorby é a minha "imagem de marca" que uso constantemente no meu dia-a-dia seja numa conta de e-mail, registo numa página electrónica que gosto, nick ou avatar , o que seja... é mesmo a minha marca, atenção, mas não é marca de feira, é marca registada e das boas! Tudo começou por volta dos meus 11/12 anos, época em que alguns espancavam o peluche (se bem que ainda há quem espanque o peluchinho hoje em dia, conforme afirmação do mesmo)... eu geralmente duas / três vezes ano ia acampar com uma grupo de rapaziada para diferentes lugares, e como em todo o lado, aqui também havia "grupinhos" e eu, apesar de puto andava sempre com o grupo dos 16/17 anos, o grupo dos grandes (até porque ao nível da inteligência sempre fui muito avançado)! Pois é, o gordo andava com os grandes e num desses acampamentos e no decorrer de um dos grandes torneios de futebol organizados nos mesmos, o Pedro Amaral (grande responsável por esta alcunha) a determinada altura olhou para mim e disse que eu era parecido com o Gorbachov (????) mas para o caso, jogo de futebol, tal nome era muito grande para ser dito aquando de um pedido de um passe, até que alguém se lembrou que Gorby é o diminuitivo de tal nome político, e assim ficou, naquele Verão em Varatojo, Torres Vedras, lá fui baptizado.
Como a grande maioria dos meus colegas de campismo (ATENÇÃO: era campista e não escuteiro como alguns) andavam na mesma escola que eu e onde eu até era bem conhecido, começou o nome Gorby a espalhar-se e tal como piolhos na cabeça colou de tal maneira que ficou até hoje!
Entretanto, tal como Fernando Pessoa, fui criando os meus heterónimos, Gorbydoslb, Gorby1979 etc... mas Gorby há só um, eu mesmo!
Quanto a alcunhas, no meu grupo de amigos de infância, pessoal da escola, amigos de férias, existiam algumas curiosas, como exemplo:
Manelinho: Nome original Luis. Como era filho de uns donos de uma mercearia, ficou Manelinho tal como acontecia nos Livros da Mafaldinha ao filho do merceeiro
Ronhonhó: Nome original Ricardo. Ronhonhó é nome técnico para cromo, tolo, maluco. Apesar de alcunha já era quase nome de família pois o pai foi "alcunhado" assim e consta que o avô também já o era e já estou a ver um dia um filho, um ronhonhozinho!!!
Falta de ar: Nome original Nuno. Este tinha asma à grande e andava sempre com a bomba atrás e quando lhe dava a crise....
Seven Up: Nome original Luís. O pai dele andava a construir uma vivenda e uma vez andava o Luis ainda puto por lá a brincar.... no meio dos tijolos e do cimento, descobriu guardada uma garrafa de 7UP (isto não é um piada ao Sporting) e como qualquer miúdo gostava de sumos e toca a mamar o refresco... azar, era diluente e à segunda ou terceira golada .... já foste!!! Mas hoje em dia está bem!
Bimbo + novo e Bimbo + velho: Nomes originais Belmiro e António. Como os pais tinham origem em Viseu ou Biseu mais propriamente numa terra chamada Cogula, lá tiveram de ser apelidados de bimbos e para os distinguir havia o bimbo mais novo e o mais velho
Mongo e o Loide: Nomes originais Herlander e Gonçalo. Estes dois eram uns cromos retardados do pior, tipo mesmo mongloide e como andavam sempre juntos para todo o lado, um ficou o mongo e outro o loide, quando ia juntinhos... está visto o que dava!
Rato: Nome original Bruno Rato Paciência. Como era e aos vinte e tal anos ainda é baixinho tipo rato e ainda por cima tem rato no nome ficou Rato e às vezes até lhe diziamos Rato... paciência!
Tira moças: Nome original Luís. Esta foi dada por mim a um amigo meu que trabalhava e trabalha numa oficina de pintura de automóveis, tipo bate chapas e então comecei a chamar-lhe o tira moças... ossos do ofício!!
Papa ranho: Nome original Rafael.... e mais não digo, coisas do tempo da escola primária!!
Princesa: Nome original.... carninha a pingar! Este nome foi dado a determinado individuo pelas suas demoras no arranque para almoço, mas alguns saberão melhor do que eu porquê... bem sei!
E muitas muitas mais alcunhas havia, Fomecas, Marlon, Caguetas, Rucas, Careca, Pichas, Sandrinho, e mais e mais e mais... vejam lá que eu até conheço um Baco_3 (baco + o underscore significa debaixo + 3), granda maluco, conheço o Gayrenço (agora mais conhecido por Joaozinho sem braços) e o mais recente Espanca o peluche (com 33 anos!!!! que vergonha)!
Pois é, por hoje já está....!!
Um abraço a todos os entronhados (alcunha que pus a todos os meus amigos)
Nuno

3 comentários:

jony disse...

Eu já disse que tenho braços ... ai o caraças ... :D.
Saudações entronhadas ... continua assim que vais bem, vê lá é se a inspiração não acaba

Abraço

baco_3 disse...

Pois é... nunca o revelei desta forma e na net mas como foste original digo que sou baco porque pretenço a um grupo de amigos que se intulam baco´s ( não só do Deus do vinho mas também de ta+baco, lol) e o meu nº não digo qual é vê se advinhas.

JMagalha disse...

Bem, Gorby num jogo de futebol ... seria porque o gajo te estava a crer dizer que eras uma nódoa pá ? Sim porque o gorbachov tinha a nódoa na cabeça ... a tua deveria ser nos pés :)

E já agora quem é que falou em espancar peluches pá ? andas a ver muitos filmes.

E já agora o nick também serve, e bem, para a PS3