Máscaras








Tema de hoje máscaras!

Comecei a escrever acerca deste tema sem saber muito bem se hoje o iria fazer de forma séria ou mais descontraída, a ver vamos, o que interessa é escrever nem que seja para obter uns comentários mais ordinários de um certo pessoal do café das 16H00! Primeiro de tudo, queria explicar que estava eu em frente a este monitor e teclado indeciso acerca daquilo que iria escrever hoje... e ao mesmo tempo ouvia em som de fundo uma música que adoro e na qual estou viciado, psychosocial dos slipknot, da qual vos coloquei acima o vídeo como música de fundo para leitura deste texto (já agora espero que gostem, é uma música um pouco pesada, mas eu também sou e tenho de me aguentar!!).

Para quem não sabe, Slipknot é uma banda de heavy metal norte-americana formada em Des Moines, Iowa, sendo constituída por nove membros, sendo eles actualmente Sid Wilson, Joey Jordison, Paul Gray, Chris Fehn, James Root, Craig Jones, Shawn Crahan, Mick Thomson e Corey Taylor. O alinhamento da banda mantém-se inalterado desde 1999.

Agora para quem também não sabe, imagem de marca desta banda: cada membro da mesma usa uma máscara distinta com que actua ao vivo, grava vídeos e com a qual faz as suas aparições públicas!



A aparência dos integrantes, trajados de máscaras horripilantes (como alguns críticos lhe chamam) tornou-se assim imagem desta banda, imagem essa fabulosa na minha opinião como tudo aquilo que lhe diz respeito, de qualquer forma, o facto de tocarem sempre de máscara, encarnando as suas personagens faz com que cada aparição seja especial e a ideia de se desconhecer o que está por detrás da máscara gera curiosidade (não obstante na internet facilmente se puder encontar estes indivíduos de cara destapada)! A verdade é esta, as máscaras escondem-lhes a cara e uma vida que têm para além do grupo, da fama e de seres comuns que são. Ora, foi a pensar nisto mesmo que me surgiu a ideia de escrever sobre máscaras!

Apesar de falar nisto um pouco no sentido figurado, comparo um pouco os elementos desta banda com algumas pessoas que conheço e com algumas pessoas do Jet Set Nacional e Internacional!
Obviamente os Slipknot fazem desta sua característica única um produto único de Marketing que os caracteriza e que vende, existindo também o outro lado, o facto de que para além da máscara têm uma vida que poucos conhecerão pois obviamente são seres distintos daqueles que encarnam em público.
Pois isso é simplesmente aquilo que acontece com algumas figuras da nossa praça e porquê?
Quantos dos "nossos" famosos aparecem na televisão ou fazem as suas aparições públicas "decoradas" com roupas e joías caríssimas, saindo de carros daqueles com que sempre sonhamos, passando uma imagem de poder e perfeição, parece que o mundo pura e simplesmente lhes sorriu uma vez e nunca mais parou, como se vivessem num mundo perfeito, sem defeitos, males de dinheiro ou amor, problemas ou responsabilidades, sempre ar de gente boa e afável.... e é aí que pretendo chegar, e o que se esconde por detrás dessas máscaras? O que são e como serão esses seres na realidade, de onde virão, quais as suas origens? O que sei e tenho percepção é de que muitos desses famosos, seja por cá seja por esse mundo fora, se escondem por detrás de uma máscara, de uma imagem, de uma característica e parecem assim ser perfeitos, quando na realidade não passam de comuns mortais que não têm onde cair mortos! Para além disso, quantas vezes já assistimos a famosos a virarem a cara a uma criança ou a recusar um autógrafo ou simples sorriso com uma tal arrogância de quem não lhes cabe.....um dedo de humildade nas ideias? Quantas vezes já vimos celebridades (ui, algumas são tão celebres quanto eu que ninguém me conhece) ao vivo num shoping, na rua, num restaurantes e ficamos de boca aberta a pensar o quanto estávamos enganados e iludidos acerca de determinado famoso? E quantos desses Jet Set aparecem envolvidos em grandes escândalos, processados por roubos, por uma jóia que não devolveram, por dívidas ou penhoras, por agressão a um fã, por maltratar " a criadagem", por tirem sido expulsos de determinado sítio! Mas no meio disto tudo, o que eu adoro é ouvir um desses importantes senhores em situações delicadas proferirem aquelas típicas frases do "mas você sabe quem eu sou?" ou "cuidado, você não sabe com quem está a falar pois não?", como se tais afirmações melidrassem quem as ouve ou como se as mesmas abrissem automáticamente a porta de determinado sítio ou prontamente resolvessem determinada situação, e agora pergunto eu, porque hão-de essas pessoas ter determinadas regalias só porque são "alguém" quando apenas vivem debaixo de uma capa de pseudo super herói? Quanto valerá alguém que aparece publicamente vestido(a), maquilhado (a) e coberto(a) de diamantes com um sorriso e penteado deslumbrante, quanto toda aquela produção lhes foi oferecida e no dia seguinte terão de devolver tudo às respectivas marcas, tendo apenas provavelmente para vestir umas calças de ganga de marca duvidosa compradas ao tio do Quaresma na feira de Carcavelos?

Dou-vos um exemplo claro daquilo que vos digo, apesar de não ter nada contra o senhor (?) José Castelo Branco, o qual se auto-intitula de Conde, lembro-me sempre do seu ar airoso, dos seus sinais de riqueza, das suas roupas Channel, das suas joías, das suas entradas pomposas e esplendorosas em qualquer local....mas e depois, o que será esse senhor (?) na realidade? Quantas e quantas vezes já ouvimos histórias horríveis de actos cometidos por esse "gentleman" do Jet Set nacional, relatos de "criadagem" maltratada, de dívidas, de tentativas de assédio sexual e muito mais? Agora pergunto, quem é esse senhor (?) para poder chegar à televisão e falar seja do que ou de quem for, aparecer numa Tertúlia Cor-de-Rosa e falar de mil e um defeitos de x ou y? Será assim este senhor (?) tão perfeito? Que moral tem o mesmo para falar do que quer que seja? Sabem do que achei piada?, de cada vez que este senhor (?) participou num reality show de TV, a cada segundo partia o verniz e mostrava a sua verdadeira essência e mostrava o seu verdadeiro nível e carácter.

Agora, mais assustador ainda é saber que até no nosso dia-a-dia conhecemos inúmeras pessoas que se escondem por detrás das suas máscaras e por detrás de uma fachada ou imagem que passam, quando no fundo são simples pessoas que vivem diariamente a procurar apenas sobreviver para ter o que pôr na mesa ao fim do dia, ou pessoas que são tão chiques e finas que ao fim de semana é vê-las de chinelo e fita no cabelo à procura das promoções no supermercado Lidl (que é bem bom e eu gosto)!

Não gosto disso, as pessoas devem ser aquilo que são e nunca esquecer de onde vieram e quais as suas origens, sejam elas boas ou más, não é por sermos perfeitos ou importantes que somos mais do que alguém, essas pessoas que esqueçam as máscaras de carácter e aparência e sejam aquilo que são de verdade!

Eu sou aquilo que sou na verdade e vivo com aquilo que tenho e posso, as aparências e luxos não me fazem ser melhor, mais feliz ou ter mais amigos, porque esses revelam-se verdadeiros e sinceros quando não nos tentam comprar com riquezas ou luxos ou falsas aparências! E mais, tenha muito ou pouco sou muito muito feliz e posso andar de cara destapada na rua pois não devo nem temo nada nem ninguém! Sejam felizes, isso sim é importante!

Pronto, eu vou revelar, eu uso todos os dias uma máscara.... a sério, eu não sou gordo, não, ai pensavam que sim, malucos, eu fora daqui sou tão magrinho que de frente pareço que estou de lado!

Abraço,

Nuno













4 comentários:

jony disse...

Bom Post ... sim Sr ...
O verniz vai estalar ... vai vai ... :D
Mas reduz o tamanho das letras porque doi-me o dedo de andar a fazer scroll para ler isto tudo

Abraço

baco_3 disse...

Eu também quero aqui revelar que não sou gordo, essa é a minha máscara e de corpo inteiro, mas o feixo está nas costas e ninguem me ajuda a tirá-la.

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=_k-bDK944u0

Z5S

JMagalha disse...

Olha! Olha! Agora o Gorby anda a ver Tertúlia Cor de Rosa, ainda por cima com o (?) Conde!

Quanto ao tema, é um tema interessante, mas acho que todos nós temos por vezes uma mascara, eu pelo menos tenho, mas tento usa-la apenas para coisas boas e não para traições. E ás vezes que jeito dava ter uma para colocar quando um amigo faz umas cenas assim um bocado esquisitas ou quando metemos uma argolada!