Superstições







Sexta Feira, 13 de Março de 2009!!

Cruz Credo, que ainda vou ser azarado por escrever isto (deixa-me mas é bater na madeira).
Pois é, hoje mais um vez é Sexta Feira 13 e para muitos sinal de azar, de bruxaria, de feitiços, para mim (e o Diabo seja cego surdo e mudo) é mas é vespera de Fim de Semana, o grande Fim de Semana pelo qual anseio durante cinco intermináveis dias de trabalho na semana, porém, este tal Fim de Semana é que costuma ser de azar ao Domingo à noite quando invariavelmente digo - " que azar, já está a acabar o descanso e amanhã não é feriado".
Sinceramente na minha vida nunca fui muito ligado a superstições (por falar nisso...aiii, acho que hoje não entrei com o pé direito no edificio onde trabalho), não sou dos que se benze 3 vezes a entrar num relvado de futebol (se a ideia era jogar melhor do que jogo esqueçam pois quem nasce com tijolos nos pés como eu nunca dá nada).
Apesar disso, sou da opinião de que todos nós temos um destino traçado, acho que todos nós temos o nosso fado e isso nada nem ninguém pode mudar, não obstante por vezes tentarmos alterá-lo, a cada segundo as coisas sucedem não por acaso mas porque tinha de ser....
Mas existe algo a que relaciono muito as superstições, ao jogo, ao vício de jogar, é fácil, situem-se comigo... imaginem o jogo desta semana para a Liga dos Campeões entre o Bayern de Munique e o Sporting, imaginem-me igualmente sentado no meu sofá de manta a tapar os pés (sim, manta a tapar os pés que estes ossos já não são os de um jovem de vinte e tal anos) à espera que o jogo comece. Entrada da equipa em campo e começamos a ver os pequenos rituais dos jogadores: Miguel Veloso tem o cabelo com gel e crista 2.7 mm mais inclinada à esquerda para dar sorte, o Rui Patrício leva uma fotografia do ex. guardião leonino Ricardo (para ele o Yashin Português) para inspiração pessoal, Polga entra em campo com o pé esquerdo (segundo relatos posteriores ao jogo parece que o homem andava de pés trocados).
Do lado do Bayern, Podolski olha para João Moutinho e pensa nos seus dois filhos, é uma superstição que o mesmo tem, pensar no futuro das suas crianças, olhando assim para o craque português que lhe lembra o seu mais velho!
No meu sofá, pensava num esquema para também poder dar sorte à formação lusitana, apesar de achar que as "técnicas" utilizadas pelos atletas do SCP seriam mais que suficientes...
Prestes a começar a partida, o árbitro benze-se duas vezes antes do apito inicial e priiiiiiiiiii, começa a partida....o tempo vai decorrendo e eis que as superstições ainda não faziam efeito... e eu ainda sem perceber qual seria a que eu iria utilizar... até que aos 7 minutos de jogo, Podolski olha para Moutinho e Golo do Bayern... não é que o ritual / superstição deste jogador estava mesmo a resultar?? Fiquei fascinado... de verdade e vi que alguns começavam a perder a fé nas suas "crenças", por exemplo, vi bem que o Miguel Veloso tentava a custo mudar de penteado (tendo até sido assistido junto à linha lateral pelo seu consultor de imagem que prontamente lhe levou duas latas de laca e uma escova, também me apercebi que Polga tentava a todo o custo trocar a ordem dos pés, tão atrapalhado que parecia estar cada vez que tentava correr.
Foi aqui que então me deu uma luz, pensei para mim "Nuno, se vires um golo do Bayern gritas bem alto GOLLLLLOOOOO que assim os alemães que tu tão pouco gostas já não marcam mais" e assim foi, Podolski faz o golo e eu grito a plenos pulmões..... Embora lá Sporting!!! Continua o jogo e eis que decorridos 39 minutos tão fortes foram as superstições do Polga e do Patrício que ambas funcionam e entram as duas em conflito, medindo forças para ver qual delas melhor resultaria e vão os dois com tanta vontade à bola.... que....Podolski factura novamente ( e eu a pensar cá para mim "Moutinho, esconde-te atrás da baliza pá"). Entretanto, e como sou um homem de convicções, mantive-me firme à minha crença e gritei novamente bem alto GOLLLOOOO para ver se ajudava o Sporting!! E vai, minuto 39, bola pela direita, Schweinsteiger centra e Polga Goooooollloooooo, que grande golo do central Leonino e, foi aqui que fiquei fascinado, não é que as superstições funcionam mesmo, então não é que o Polga marcou mesmo, fabuloso... o problema é o mesmo ainda não ter a lateralidade bem definida, senão seria um golo tão bonito para o Sporting!!! E lá vamos, ao minuto 42 J. Moutinho lembra-se do epísódio 5 da temporada 2 do Noddy (aquele em que se falou de falta de vergonha) e marca.... "e agora, o que faço" pensei eu!!!
Seguimos em frente e aos 43 minutos pumba, golo dos alemães novamente, gaita... como é possível, mas não desisto, como já referi sou um homem de conficções e mantive a minha ideia e lá vai grito, convicção que mantive e repeti por mais três vezes, "há-de resultar" pensava eu enquanto gritava bem alto novamente GOLLLLLO!!!!
Fim do jogo no Fußball Arena München - Munique - Alemanha, resultado final Bayern 7- Sporting 1... e foi aqui que comecei a pensar à séria acerca das superstições, "valerão mesmo a pena, será que se eu tivesse gritado os golos do Sporting o resultado teria sido ao contrário? mas como o poderia fazer se o Sporting não marcava" questionava-me eu aflito e com medo de ter sido o grande responsável pelo pior resultado de sempre nas competições europeias de uma equipa portuguesa....
Mas eis que passados 3 dias cheguei a uma conclusão, a culpa não foi minha, nem do cabelo do Veloso ou tão pouco do Moutinho (coitado do puto), a culpa foi do Ricardo (o yashin lembram-se?), é que os alemães fartos de comer salsichas lembraram-se de comer frangos e que melhores produtores destes conhecemos que os guardiões sportinguistas!???

"Boa sorte" digo agora para mim enquanto escrevo, como que se ao dizer isto tivesse a certeza que assim as pessoas vão gostar do que escrevi!

Saudações!!

Onun (escrevo sempre o meu nome ao contrário para dar sorte... não é que acredite nisso mas...)



















1 comentários:

baco_3 disse...

Cruzes Credo estamos a começar a ajavardar assim é que eu gosto GANDA GORBY!!!!!!!!